terça-feira, 23 de abril de 2013

Museu do Telegrapho


Campina Grande-PB / Museu do Telegrapho


O prédio onde hoje funciona o Museu Histórico e Geografico de Campina Grande teve sua construção iniciada em 1912 e inauguração em 1814, no largo da Matriz (atual Avenida Floriano Peixoto). A princípio, o prédio foi construído como primeira cadeia de Campina Grande, 24 anos depois de esta se tornar Vila, a Vila Nova da Rainha. Durante 60 anos, o térreo serviu de cadeia e o primeiro andar funcionou como " Casa da Câmara" (atual Câmara Municipal).
 
Em 1824, a Vila Nova da Rainha participuo da Confederação do Equador, dando auxílio com a "hospedagem" de presos trazidos do Ceará. Frei Caneca, participante da revolução, ficou preso no prédio da cadeia, onde hoje existe o Museu Histórico e Geografico.
Em 13 de janeiro de 1896, foi inaugurada a Estação Telegráfica inicialmente denominada "Estação Telefônica". A frase "Telegrapho Nacional" ainda hoje se encontra estampada no topo do prédio.
Foi em janeiro de 1983, durante a gestão do prefeito Enivaldo Ribeiro, que o prédio foi utilizado para sediar o museu histórico.
O acervo do museu dedica-se ao desenvolvimento histórico, social e cultural da cidade. Possui Artigos, armas, bonecos, ferramentas, fotografias, jóias, móveis e mapas organizados de formar a contar a história da cidade.
Foto antiga

 
 
 





















Fontes:
Victor Moraes, Wikipédia e UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário