quarta-feira, 24 de abril de 2013

Campina Grende e seu conteúdo!

Inovação e Pioneirismo têm sido as características da segunda maior cidade da Paraíba e considerada um dos principais pólos tecnológicos da America Latina (conforme materia da Revista Veja). Estes dois qualitativos caracterizam sua gente, instituições e os seus empreendedores.
 
De acordo com estimativas obtidas pelo IBGE, a população de Campina Grande é de aproximadamente 400 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, além de ser o 56º maior município brasileiro e o 12º maior município interiorano do Brasil. Sua região metropolitana, formada por 23 municípios, possui uma população estimada em 687.545 habitantes, sendo a maior zona metropolitana do interior nordestino, quarta maior zona metropolitana do interior brasileiro, 24ª maior do Brasil e 787º maior do mundo.
 
Festival de Inverno
 
A cidade é uma das mais pulsantes do interior do Norte-Nordeste, com um calendário de eventos que movimenta o setor Turístico de serviços e a economia da cidade, no ínicio de cada ano o Encontro da Nova Consciência e Consciência Cristã, um Mega-Evento ecumênico realizado durante o feriado de carnaval; além do Festival de Inverno, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho; festas de Vaquejada e outras iniciativas.
 
Festa junina de São João
Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, com 16 universidades, sendo públicas e privadas. É  muito comum estudantes de todo o Brasil virem morar no município para estudar nas universidades de Campina. Além de ensino superior, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico.
 
Conforme a Junta Comercial do Estado da Paraíba, o município é líder no chamado Compartimento da Borborema, nos vários setores da agropecuária, extração vegetal, pesca e agricultura, indústria extrativista, indústria de transformação, construção civil, comércio varejista, comércio atacadista, transporte e comunicações. Abrigando os pólos de Couro e Calçado, Têxtil e Vestuário; Tecnologia, Ensino e pesquisa nas áreas do algodão comum, algodão colorido (já nasce geneticamente colorido) e mineral não-metálicos.
 
A cidade tem um excelente serviço de comércio, com modernos centros de compras no varejo e no atacado, que contribuem para formar o segundo maior PIB entre os municípios paraibanos, representando 15% do total das riquezas produzidas na Paraíba, e o 128º maior PIB entre os municípios do Brasil. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil, única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país. A cidade é considerada, ainda, um dos principais pólos industriais da Região Nordeste e o maior pólo tecnológico da América Latina, segundo a revista norte americana Newsweek. Campina Grande foi indicada também pelo jornal a Gazeta Mercantil, como a cidade mais dinâmica do nordeste e 6ª cidade mais dinâmica do Brasil.
 
Várias entidades colaboraram para o desenvolvimento econômico de Campina Grande: a Associação Comercial e Empresarial, fundada em 1926, portanto, com 85 anos de fundação, é uma delas. A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), criada em 17 de julho de 1949, é outra importante instituição de congregação do empresariado paraibano. A Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), o INSA – Instituto Nacional do Semi-Árido, o Parque Tecnológico e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são responsáveis por esse processo de desenvolvimento de Campina Grande.
 
 
 
Fontes:
Victor Moraes, Fernando Soares (Jornalista), campinacrescecomvocê

Nenhum comentário:

Postar um comentário