terça-feira, 23 de abril de 2013

Turismo Sustentável faz bem para sua cidade.

 


Segundo a OMT o turismo sustentável deve ser:
Aquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade, mas de forma sustentável, ou seja, capaz de satisfazes as necessidades das presentes e futuras gerações.


Portanto, o desenvolvimento turístico deve pautar por "economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a  energia, e que venham a evitar, na medida do possível a produção de dejetos, deve ser privilegiado e encorajado pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais". (Artigo 3 Código de Ética - OMT).
O Turismo sustentável deve compatibilizar os anseios dos turistas e das e das regiões receptoras, garantindo a proteção do meio ambiente e estimulando o desenvolvimento da atividade.
O turismo desenvolvido com responsabilidade significa atender não somente as necessidades econômicas, pois compreenderá aos anseios sociais e ambientais, garantindo a integridade cultural e ecológicos, conforme destaco pela OMT, em seu artigo 3 do Código Mundial de Ética do Turismo:
"A infraestrutura deve ser concebida e as atividades turísticas programadas de forma que seja protegido o patrimônio natural constituído pelos ecossistemas e pela biodiversidade, e que sejam preservadas as espécies ameaçadas da fauna e da flora selvagens. Os agentes do desenvolvimento turístico, principalmente os profissionais, devem permitir que sejam impostas limitações ou obstáculos às suas atividades, quando elas forem exercidas em zonas particularmente sensíveis: regiões desérticas, polares ou de elevadas montanhas, zonas costeiras, florestas tropicais ou zonas úmidas, propícias à criação de parques naturais ou reservas protegidas".


Importância do turismo sustentável nos dias atuais.
O turismo sustentável surge como alternativa ao turismo de massa, pois tem a preocupação com a quantidade de pessoas que visitarão as regiões receptoras. Neste sentido, o planejamento e a gestão da prática do turismo devem não somente evitar prejuízos ambientais, mas deve principalmente preservar a cultura e o meio ambiente, minimizando os impactos da atividade e, fazendo com que os moradores locais consigam se desenvolver economicamente.
Como o empreendedor turístico pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo?
Através do Planejamento da atividade, levando em consideração os fatores que irão garantir a sustentabilidade do turismo, gerando benefícios não somente para os clientes, mas também para o local no qual desenvolve a atividade.
Fatores primordiais a serem observados no planejamento do turismo:
- não adoção do turismo de massa;
- desenvolver estruturas compatíveis com o meio ambiente em que se quer instalar;
- demonstrar ao seu cliente o perfil de turismo que se pretende desenvolver
Quais as modalidades de turismo podem colaborar com o desenvolvimento sustentável do turismo?
O turismo de natureza e o ecoturismo são reconhecidos como formas de turismo especialmente enriquecedoras e valorizadoras, desde que respeitem o patrimônio natural e as populações locais, ajustando-se à capacidade de carga destes locais.
 


 

Fontes:
Victor Moraes, Ministério do Turismo, EcoBrasil e Eco Viagem

 



 


 




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário