terça-feira, 23 de abril de 2013

Museu de Arte Popular da Paraíba / Museu dos Três Pandeiros

Campina Grande-PB, Açúde Velho/Museu dos Três Pandeiros
Este é o novo atrativo cultural da cidade de Campina Grande - PB o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), popularmente conhecido como o museu dos Três Pandeiros, dado este nome pela forma circular de suas salas. Projetado pelo fâbuloso arquiteto Oscar Nieneyer. Esta obra foi feita de concreto e vidro, o edifício é localizado às margens do Açude Velho, cartão postal da cidade e da Paraíba. A obra é orçada em R$ 10,5 milhões de reais.
 
Este museu teve como apelido de Museu dos Três Pandeiros, homenagem esta aos artistas locais. Não foi pensado a obra como três pandeiros, mas sim como mais uma ousada forma arquitetônica, com parte do prédio 'flutuando' acima das águas do açúde.
 
Conta Luiz Marçal, arquiteto da equipe de Oscar Niemeyer que trabalhou nesse projeto. "Quando ele soube que o povo paraibano apelidou a obra de 'Museu dos Três Pandeiros', assimilando a obra com artistas da região, isso foi motivo de grande alegria para Oscar", completa.
 
Os três espaços serão usados para exposição de artesanato, para música e para obras de literatura de cordel, cantoria e xilogravura. Entre os artistas nordestinos que serão homenageados no museu, estão Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês e Luiz Gonzaga. O local terá acervo permanente e espaço para receber exposições temporárias.
 
Fontes:
Victor Moraes e Pini web

Nenhum comentário:

Postar um comentário