segunda-feira, 22 de abril de 2013

Turismo e sua Definição.

 
          Turismo é o conjunto de atividades realizadas pelos indivíduos durante as suas viagens e estadias em lugares diferentes (cidades, estados ou países) do seu entorno habitual por um período de tempo consecutivo inferior a um ano. Geralmente, a atividade turística é realizada com fins de lazer, embora também exista o turismo por razões de negócios (mais conhecido por viagens de negócios) e outros motivos.


Diante disto, em todas as fases do desenvolvimento das teorias econômicas, as viagens sempre estiveram presentes. Considerada uma ação voluntária que se origina dentro de um contexto em que está inserida uma sociedade em determinado momento histórico, esse modo especial de deslocação humana representa um dos principais elementos componentes da vida econômica, social e cultural dos homens, no decorrer de cada época e para cada civilização.
Os primeiros exploradores, comerciantes e navegadores estabeleceram as bases de nossa Era do Turismo moderna. As necessidades humanas de organizar viagens e facilitar motivações não mudaram com o passar dos anos: a construção de estradas, veículos e embarcações e o fornecimento de hospedagem noturna datam da antiguidade. Os bravos exploradores que foram ao encontro do desconhecido colocaram à disposição de seus contemporâneos o conhecimento de como o mundo é realmente. (ROBERT, 2002, p.55).
É certo que suas origens e antecedentes remontam os períodos distantes como da Antiga Babilônia, da Grécia, de Roma e de muitos outros impérios que se estenderam por toda Idade Média, onde o sentido das viagens realizadas adquiriu significados distintos dos atuais.
Conforme Lage, Milone (2001) a Grécia Antiga apresentou inúmeros pólos de atração, oferecendo várias formas de lazer, tais como: atividades culturais e artísticas, prática esportiva, cursos, conferências, festivais públicos e muitas outras solenidades eventuais, que constituíram centros de grande interesse, justificando as viagens empreendedoras. Entre as grandes atrações, as competições esportivas gregas como os jogos olímpicos, em honra de Zeus, representaram um pouco de importância e interesse de convergência no movimento das pessoas dessa época.
A civilização romana também apresentou inúmeros centros turísticos, onde Roma e Alexandria são exemplos marcantes. Os romanos foram os primeiros a criar locais atrativos de lazer próximo ao Mediterrâneo, nas proximidades das praias, visando atender a fins terapêuticos ou praticas esportivas.
Nesse mesmo período, século IV, houve a decadência do Império Romano e a invasão dos bárbaros, fazendo com que a segurança nas estradas diminuísse e as viagens foram reduzidas devido ao grande de vida pelos perigos de violência e assalto. Sem contar com a lentidão dos meios de transportes e a carência de conforto que transformaram as viagens desse período em heróicas jornadas.
Entretanto, ressurgi na Europa o Renascimento, época onde se desenvolveram as artes, as ciências, as letras e, principalmente, iniciou-se uma mudança nos costumes. Com isso surgem muitas viagens de artistas, de artesões, de músicos, de poetas, representando grande incentivo à atividade de deslocamento.
As viagens da aristocracia motivadas pela demonstração do novo status e poder econômico começam a se expandir, assim como os jovens da nobreza e da classe média inglesa realizam viagens denominadas grandtour, a fim de completar seus conhecimentos e ganhar experiência profissional.
Dentre tantas mudanças da época o sistema econômico também sofre alterações, dando inicio ao capitalismo, que possibilitou à sociedade incorporar novas formas de vida. Tal fato ocasionou ampliação e adaptação de modos de comportamento humano, de acordo com as condições econômicas da época, quando as viagens passaram a ser consideradas indispensáveis.
Ainda segundo Lage, Milone (2001) aconteceu também, por volta do século VXII, o aparecimento de uma nova estrutura urbana. O local de residência foi separado do de trabalho e os interesses comerciais tornaram-se foco de curiosidade e de atrativos turísticos para as cidades. Acrescente atração pelo descobrimento de novas realidades acompanhou uma melhoria nas condições em que essas viagens eram feitas. O aparecimento de diversas formas de hospedagens – albergues ou estalagens – multiplicou-se e, igualmente, de forma proporcional, as pessoas que neles trabalhavam.
Os serviços aperfeiçoaram-se no que diz respeito à comunidade e a segurança do viajante. As carruagens foram equipadas com vidros nas janelas, as cordas e as correias de couro foram substituídas pelas molas de suspensão, e seus interiores enriquecidos com muito requinte e sofisticação para o conforto de seus passageiros.
Novas estradas foram abertas e a circulação fluvial também acompanhou esse progresso, proporcionado viagens mais cômodas e seguras.
Lage, Milone (2001) Na verdade a historia do turismo começou a partir do final da primeira metade do século XIX, mais precisamente no ano de 1841, quando, além da existência de todos os fatores mencionados, organizaram-se as primeiras atividades turísticas por iniciativa de algumas pessoas destacáveis como: Thomas Cook, Henry Wells, George Pullmann, Thomas Bennet, Louis Stangen e Caesar Hitz.
Thomas Cook foi um dos personagens mais importantes, pois foi quem primeiro colocou em prática a idéia de fretas um trem para transportar 570 pessoas em uma viagem de 22 milhas entre as cidades inglesas de Leicester e Loughborough para participar de um Congresso Antialcoólico, em 1841.
 
  
 
Fontes:
Victor Moraes

GOELDNER, Charles R.; RITCHIE, J. R. Brent.; McINTOSH, Robert W. Turismo: princípios, práticas e filosofias. Tradução. Roberto Cataldo Costa. 8. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2002.
 
LAGE, Beatriz Helena Gelas; MILONE, Paulo César. Economia do turismo. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
 
LAGE, Beatriz Helena Gelas.; MILONE, Paulo César. Turismo: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário